Saiba como funciona o Programa Mais Médicos

Resultado de imagem para médicos


O programa Mais médicos foi criado em julho de 2013 pelo Governo Federal para aprimorar o atendimento aos usuários do Sistema único de Saúde (SUS).  No ano que de criação, o Brasil enfrentava diversas dificuldades na área da saúde. A proporção de médicos por habitante era inferior à demanda da população e do SUS. Tais médicos eram mal distribuídos territorialmente, consequentemente deixando as áreas mais necessitadas – periféricas e vulneráveis – sem atendimento médico. O acesso à consulta médica não era acessível, pois muitos municípios não possuíam médicos residindo. Com toda essa situação prejudicial, a área da educação também foi afetada. Em dez anos (2002-2012), o total de médicos formados em todas as escolas do país alcançou apenas 65% da demanda no mercado de trabalho contando com um déficit de 53 mil médicos.
Visando combater o déficit, o Programa recruta profissionais graduados no Brasil ou não, para atuarem especialmente nas áreas com maior necessidade, assegurando a acessibilidade e a qualidade dos serviços de saúde. Tais médicos participam de inúmeras atividades educacionais integrando ensino e serviço.
Melhoria no atendimento é um dos objetivos, humanizando-o e fazendo com que os médicos tenham contatos direitos com seus pacientes, melhorando a atuação dos profissionais.
O funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (USB) também foi reforçado com o Programa, buscando estabelecer um padrão de qualidade nos serviços locais da atenção básica brasileira causando a melhoria da rede de serviços já em atuação, mas ampliando o número de UBS no país.

O Mais médicos conseguiu implantar e colocar em prática inúmeros objetivos como: contratação emergencial de médicos, a expansão do número de vagas cursos de Medicina e residência médica em diversas regiões do país, e a implantação de um novo currículo formando profissionais voltados para o atendimento humanizado, valorizando a Atenção Básica e ações focadas na infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde. Além disso, no ano de 2017 foi confirmado o aumento de médicos brasileiros no Programa, sendo 45,6% médicos nacionais. 

Comentários